Perguntas e respostas sobre a realidade do mundo das DROGAS E DA DEPENDÊNCIA QUIMICA.

 
 

 

  1. O que é dependência psíquica?

          É o efeito provocado por determinadas substâncias absorvidas sobre a saúde mental do usuário. A dependência que, embora possa provocar danos físicos, não altera o metabolismo do usuário. O organismo reage pouco à interrupção imediata e total do uso da droga.

 

  1. O que é dependência física?

          È o efeito provocado por determinadas substancias absorvidas pelo corpo físico do usuário. Este dependente necessita da droga para fazer funcionar seu metabolismo.

          O organismo de um individuo com dependência física só funciona recebendo as doses a que está acondicionado. A paralisação repentina do uso pode, inclusive, provocar a morte.

 

  1. Qual a origem das drogas?

          A história das drogas é tão antiga quanto à própria existência do homem, que, na verdade, é o único ser vivo que usa drogas voluntariamente. A bíblia ( Gênesis 9:20-21), faz reverência a embriagues de Noé com álcool etílico contido no vinho. Na Índia, a Canabis Sativa era cultivada desde mil anos antes de Cristo. O mesmo acontecia na Assíria, 200 anos depois. Enfim, as drogas existem desde os mais remotos registros da existência humana.

 

  1. O que é morfina?

          O sulfato de morfina é um derivado natural do ópio. Ela é usada na prática médica como um analgésico para dores internas.

 

  1. O que é heroína?

          A heroína – diacetilmorfina – é um produto derivado da morfina e, embora seja de alto poder analgésico face a sua alta periculosidade não é usada na medicina.

 

  1. O que são os estimulantes?

          São todas as drogas que, usadas pelo homem, produzem um estímulo a funções orgânicas. Os estimulantes têm efeitos excitantes e analgésicos e, por isso, eliminam dores, sensações de cansaço e de fome.

 

  1. Como se apresentam os estimulantes.

          Normalmente, os estimulantes são apresentados em comprimidos. Entretanto muitos são encontrados na forma de pó e em estado líquido também.

 

  1. Os estimulantes provocam dependência psíquica?

          Os estimulantes provocam forte dependência psicológica.

 

  1. O que é Maconha?

          È uma erva de origem asiática que tem o nome científico de Canabis Sativa.

 

  1. Qual o tempo de duração dos efeitos da maconha?

          Normalmente, o efeito maior da droga chega ao máximo em 15 minutos após ser tragado o cigarro. Seus efeitos podem durar de 2 a 4 horas.

 

 

  1. A maconha provoca dependência física?

          Já está comprovado que a maconha não provoca nenhuma dependência física.

 

  1. A maconha provoca dependência psíquica?

          Sim, ela provoca dependência psíquica. A dependência psíquica da maconha é muito semelhante à provocada pelos cigarros comuns de tabaco.

 

  1. O que é loló e lança perfume?

          Loló é uma droga caseira. Lança perfume é uma droga industrializada. Todas as duas são feitas de solventes químicos que aceleram a freqüência cardíaca de 70 a 180 batimentos por minuto. Esta aceleração provoca parada cardiorrespiratória e, muitas vezes morte, pois há queima de neurônios que formam o cérebro e não se reproduzem.

 

  1. O que e crak?

          O crack é assim chamado por causa do som que emite ao ser aquecido antes de ser fumado. È uma forma potente de cocaína alternativa que vicia.

 

  1. Qual o efeito e quanto tempo dura?

          A euforia dura apenas de 5 a 12 segundos. Mas, quase sempre, e acompanhada por devastador abatimento que pode deixar os usuários irritados, deprimidos, nervosos ou extremamente paranóicos. O crack pode levar á dependência em poucos dias acabando com a vida do usuário já que destrói o cérebro, por isto os traficantes dos morros do Rio de Janeiro proibiram a venda de crak, pois mata sua “clientela”.

 

  1. O que é cocaína?

          È o principal alcalóide obtido das folhas de coca. Dentre as drogas, é a segunda mais traficada ilicitamente no Brasil, só sendo superada pela maconha.

 

  1. De onde é originária a cocaína?

          Da planta da Coca da qual é o principal alcalóide. Foi descoberta por Saedke em 1658 e por Nieman na Lassem em 1659. Desde 1837, Samuel Peroy notou um decréscimo na sensibilidade da língua quando as folhas de coca eram mascadas.

 

  1. Os índios faziam uso da coca em cerimônias religiosas?

          Durante as cerimônias religiosas, os sacerdotes Incas mascavam coca, fornecidas pela congregação, para receber os favores dos deuses. O suplicante, para obter a graça, dos deuses, sempre se aproximava do sacerdote mascando esta folha. A planta também era usada antes de sacrificar vítimas humanas em nome dos deuses.

 

  1. O que é carreira?

          Carreira é uma porção de cocaína espalhada em forma de um risco, sobre uma superfície sólida e lisa, de onde o usuário, através de um canudo, vso aspira-la.

 

 

  1. O que é papelote?

          É um pequeno invólucro de papel vegetal, de formato retangular, contendo no seu interior uma porção de cocaína. É através do papelote que, normalmente, o usuário adquire a cocaína das mãos do traficante.

 

  1. O uso permanente da cocaína produz dependência psíquica?

          É ponto pacífico entre todos os autores o fato de que a cocaína produz uma forte dependência psíquica.

 

  1. O uso permanente da cocaína provoca tolerância no organismo do usuário?

          É outro caso que provoca controvérsia, embora uma grande maioria de especialistas afirme que mesmo não provocando dependência física, a cocaína provoca uma certa tolerância. Ela faz com que o usuário sempre aumente suas doses para sentir o mesmo efeito da dose anterior. Para esses estudiosos, a potencialidade da cocaína como uso constante é amortecida pelo organismo de quem a usa.

 

  1. Quais os efeitos da cocaína?

          Os que usam indevidamente o fazem não por sua ação anestésica, mas pela excitação psíquica, pela euforia que produz. O efeito é acompanhado por aumento da pulsação e da pressão sanguínea, por insônia e perda de apetite. Superdoses produzem alucinações, convulsões, respiração irregular, calafrios, elevação da temperatura, colapso respiratório e morte.

          A síndrome de abstinência se manifesta por apatia, longos períodos de sono, irritabilidade, depressão e desorientação.

 

  1. Qual o tempo de duração dos efeitos de uma dose de cocaína?

          Aproximadamente, o período de uma a duas horas.

 

  1. O que são substancias alucinógenas?

          São as drogas que ingeridas pelo ser humano provocam a ação ou o efeito de alucinar. Produzem ilusões, devaneios, percepção de sensações imaginaria e perda da razão.

 

  1. O LSD é uma droga natural?

          Não. O LSD é uma droga sintética, oriunda de laboratório.

         

  1. Qual o tempo de duração dos efeitos de uma dose de LSD?

          Seu tempo de duração varia entre oito e dez horas.

 

  1. Quem é o dependente?

          O dependente é qualquer pessoa destituída de vontade própria e, por extrema necessidade psíquica ou física, incapaz de abster-se de uso indevido de determinada droga. Assim, o uso de droga por dependência não pode ser visto como prática criminosa, mas como manifestação de uma grave doença.

 

  1. Como se apresenta o dependente?

          Um dependente de droga manifesta o seu problema de diversas formas. As mudanças bruscas de comportamento com sinais visíveis de autodestruição são constantes, nervosismo, inquietação, agressão aos valores sociais e morais de seu meio, queda de rendimento escolar e profissional e o abandono de qualquer preocupação com higiene e aparência pessoal são algumas características comuns que apresenta um dependente.

 

  1. O dependente precisa de apoio?

          Como qualquer outro doente, o indivíduo que apresenta uma dependência psíquica ou física de drogas necessita de todo apoio, sem o qual não será possível a sua recuperação.

 

  1. O que se pode fazer para ajudar um dependente de drogas e álcool.

          Não segrega-lo como é muito comum, mas estender-lhe a mão e oferecer-lhe todas as condições possíveis para a sua recuperação. Diálogo, carinho, compreensão, amor e uma atenção especial são pontos fundamentais na ajuda. Quase sempre, o dependente se diz vítima de carência, incompreensão, é acusado de ser uma pessoa ruim, a ovelha negra da família e é responsável por tudo de errado que acontece. Eliminar esses pontos de vista, valorizar a pessoa do dependente e dar a ele o tratamento especializado, são deveres de todos os responsáveis como a família e a própria sociedade.

 

  1. Todo dependente que faz tratamento se recupera?

          A cura de qualquer doença é relativa as condições internas e externas de cada paciente. E estas condições influem muito na recuperação dos dependentes de drogas e álcool. O que deve ficar evidenciado é que, mesmo que um tratamento não tenha recuperado um dependente, todos nos recuperados foram submetidos a algum tipo de tratamento, e estão tendo a oportunidade de se recuperar.

 

  1. Como pode ser realizada a recuperação do dependente?

          Através de tratamento especializado, com profissionais na área de medicina, psiquiatria, psicologia e de assistência social. Normalmente, o dependente procura e maneira voluntária por este tratamento ou lhe é imposto por determinação legal ou encaminhamento e interferência da família do dependente.

 

  1. A família é importante na recuperação?

                Na recuperação, o apoio da família é o ponto mais importante do processo. Por isso, é condenável o estigma de que a família deve interna-lo assim que toma conhecimento do problema. Muitas vezes, o uso de drogas é fruto de más influências ou problemas familiares. Sem o apoio e reintegração ao seio da família, o paciente corre o sério risco de não encontrar condições de melhora. Ou melhorando e de volta ao lar, ele tem tudo para buscar a droga novamente.

 

  1. O que é recaída?

          È o termo usado para designar o fato de um indivíduo voltar a usar drogas como antes, após uma interrupção ou após ter sido considerado recuperado.

 

  1. E comum uma recaída?

          Como no álcool e tabaco nas drogas ilícitas são muito comuns às recaídas. Assim, familiares e amigos devem estar alertas como o ente querido em recuperação, tudo fazendo para evitar que ele volte a usar drogas.

 

  1. Qual é o principal fator para uma boa recuperação?

          É à vontade do dependente sem a qual nenhum tratamento de reabilitação terá sucesso. Essa vontade, que muitos dizem ser um clic que ocorre na cabeça e no coração do dependente, pode chegar voluntariamente e o dependente irá procurar socorro. Normalmente, consegue-se abandonar o uso. Não vindo de forma voluntária, ela deve ser estimulada por terceiros. Na realidade, todo o processo de tratamento consiste em ativar esta vontade própria. 

 

  1. O que é tráfico?

          Na linguagem vulgar, significa o ato de comercializar drogas sem autorização ou desacordo com a determinação legal ou regulamentar. É o comércio clandestino ilícito de drogas.

 

  1. Todo o traficante é viciado?

          Em geral não, principalmente os grandes traficantes que esperam da droga só a fonte de seus lucros. O fato de traficar requer do indivíduo muita perspicácia. Conhecendo ele tão bem os efeitos de uma dependência, sabe que, se viciado, não terá condições de prosseguir em seu inescrupuloso comércio.